- Matteini.org

Ir para o conteúdo

Menu principal:

 


HERÁLDICA e PESQUISA



 

Nesta seção estão todas as informações que pudemos encontrar durante nossa pesquisa.
Em particular, você pode ler os nomes de Matteini, dos quais encontramos um vestígio escrito nos arquivos históricos ou publicado em um website, e do qual queremos aprofundar a história genealógica.
Você também encontrará alguns brasões de armas de filiais da Casa que pudemos rastrear como resultado de nossa pesquisa ou que recebemos via e-mail de proprietários privados que nos permitiram publicá-los em nosso site.

 
 


( PESQUISA )


Em um site na Internet, rastreamos os dados sobre os nomes de alguns Matteini emigrados no exterior, principalmente na Argentina, mas também um nos Estados Unidos e um na Austrália. Todos eles partiram de Gênova. A seguir transcrevemos seus nomes, com suas datas de nascimento. Se alguém reconhecer o nome de um parente ou conhecido, escreva-nos, para que possamos reconstruir sua árvore genealógica:

Matteini Filomena, nascido em 1842-43, destino Argentina;
Matteini Guglielmo, nascido em 1859-60, destino Argentina;
Matteini Itália, nascida em 1870-71, destino Argentina;
Matteini Giuseppa, nascido em 1873, destino Argentina;
Matteini Crunnio Natale, nascido em 1876-77, destino Estados Unidos;
Matteini Maria, nascido em 1882, destino Argentina;
Matteini Francesco, nascido em 1890-91, destino Argentina;
Matteini Mauro, nascido em 1901, destino Argentina;
Matteini Eva, nascido em 1904-05, destino Argentina;
Matteini Domenico, nascido em 1903-04, destino Argentina;
Matteini Matteo, chegou em Melbourne, Austrália, em 1926;


Para qualquer informação sobre isso, você pode entrar em contato conosco através do e-mail info@matteini.org

 
 
 


( HERÁLDICA )


Há alguns anos recebemos um e-mail, através de nosso site, de Matteo Matteini de Florença, que nos disse que havia encontrado entre os papéis de seu bisavô um pergaminho com um brasão de armas da família Matteini, mostrado abaixo. Lemos com muito cuidado, porque relatou, como Matteo também escreveu no e-mail, que a família desceu de Lucca, e chegou a Florença em 1303! Portanto, como é fácil de entender a família Matteini, ou pelo menos este ramo, era originalmente da cidade de Lucca. É claro que é difícil pensar em outros Matteini, ou pelo menos em outros ramos da família, espalhados por toda a Itália no final dos anos 1200, então isto nos leva a pensar, talvez erroneamente, que as origens da família Matteini começaram aqui, em Lucca. E como família não era apenas mais uma família, no sentido de plebeus, mas certamente uma família pertencente a uma classe superior, os Cavalheiros, ou, na escala hierárquico-nobilidade, um passo abaixo do Marquês, Condes, etc.

Tudo isso pode ser deduzido de alguns detalhes do brasão de armas desenhado no pergaminho aqui ao lado, que vamos explicar em detalhes para uma leitura mais fácil.

Podemos notar imediatamente o capacete, colocado acima do brasão de armas. Seu significado não é nada negligenciável porque quando o capacete é usado como um "selo" no escudo, ele indica o grau de nobreza do portador do brasão de armas. De acordo com as convenções heráldicas, é dourado para as famílias reais, prata para as famílias de marqueses, contas, etc., aço para cavalheiros (como no nosso caso) e bronze para as famílias de cidadania e burguesia.

A partir do ponto em que nossa família estava entre os cavalheiros, nosso brasão tem um capacete de prata fechado, colocado em perfil. Há um detalhe que não é de forma alguma negligenciável de se notar. Na heráldica, o brasão do cavalheiro da TERCEIRA geração tem um capacete de perfil e uma grade com três barras, como pode ser visto em nosso brasão.

As penas são adicionadas não apenas como decoração, mas também para aumentar o grau de filiação. Quanto mais decorado (penas, fitas, etc.), maior será a linhagem.

No pergaminho também são relatadas algumas notícias que numa primeira leitura rápida podem ser simples, jogadas ali de forma insignificante, mas lendo com um pouco mais de atenção dois pontos são destacados:
a palavra "antigamente", que lembra uma certa data, 1303, o ano de sua chegada a Florença; e a frase "seu brasão pode ser visto na Catedral de Lucca". Este segundo detalhe é muito importante para entender a importância da família em Lucca, pois no século XIII certamente não era comum colocar o próprio brasão de família, se o tivesse, dentro da catedral de sua própria cidade....

Vamos entrar nos detalhes para entender melhor o raciocínio.
No pergaminho, na descrição, lemos que a família Matteini costumava ser uma família de comerciantes de gado na cidade de Lucca e que mais tarde, em 1303, eles se mudaram para Florença. Não devemos ignorar este detalhe aparentemente insignificante, porque viajar naquela época certamente não era para ser entendido da mesma forma que hoje. Neste caso estamos falando do início do século XIV, e viajar a distância entre Lucca e Florença envolvia muitos perigos.
Antes de tudo, o bringantaggio, já presente na Toscana desde o século XII, especialmente na Maremma.

Presume-se, quase com certeza dada a longa distância que mencionamos anteriormente, que nossos antepassados fizeram uma parada, ousamos dizer muito longa, em Pistoia porque hoje, nesta província toscana existem muitas famílias de Matteini, até 60, fazendo dela a terceira cidade com o maior número de famílias com este sobrenome (em ordem Florença, seguida por Arezzo e Pistoia).

Uma curiosidade. Em Lucca, nossa cidade de origem, existe apenas uma família Matteini!



 
 
 

( HERÁLDICA )


O brasão aqui reproduzido é propriedade de Alessandro Matteini, que o publicou em seu site pessoal www.casatomatteini.it. Quanto aos outros brasões, vamos descrever e analisar o brasão em sua especificidade.

Notamos imediatamente a coroa por cima do capacete. Ambos são prateados, mas o detalhe da coroa para o qual queremos chamar a atenção são os 9 pontos. Segundo o artigo 78 do Regulamento do Conselho Heráldico do Reino, datado de 7 de junho de 1943, "a coroa normal do Conde é coroada com dezesseis pérolas (nove visíveis)".  

O capacete, como já descrevemos em outro brasão de armas, é prateado porque pertence a uma família nobre. De fato, o fundador deste ramo chegou a Roma na comitiva do Cardeal Giulio Rospigliosi, eleito Papa em 20 de junho de 1667, que residia em Pistoia, onde havia se aposentado para a vida privada após a eleição do Papa Inocêncio X, com quem parece não ter havido um bom relacionamento desde que ele retirou Rospigliosi do cargo de Núncio Apostólico na Espanha.

A forma do brasão, neste caso, é "afixada", típica dos homens, enquanto que para as mulheres era "oval". A cor azul, sendo a cor do céu, representa uma firmeza incorruptível. A rosa na heráldica é um símbolo de beleza e nobreza, assim como o sol.


 
 
 


( HERÁLDICA )


Outro brasão que recebemos, sempre através do correio de nosso site, por Cristina Matteini é este abaixo.
Cristina nos diz em seu correio que neste brasão há uma transcrição que diz que ele pertence à Casa "Matteini, originalmente de Perugia", e, ouça: "Seu fundador (destinado à Casa?!) Foi um tal ALOISIO di MATTEINO, (apenas com o O final, não é um erro de transcrição) valente capitão da sorte, vivido na segunda metade do século XIII (1250)"!


Ela retorna ainda com uma grande atenção no século XIII, mas desta vez com notícias que chegam bem de Perugia, ou seja, até mesmo de outra região, a bela Úmbria. Parece que as origens da Casa, ao contrário do que dissemos anteriormente com respeito ao ramo de Lucca, são bem anteriores ao século XIII. Entre outras coisas, nesta descrição do brasão continua relatando mais adiante estas palavras: "Seus descendentes foram chamados Matteini, (com o I final desta vez ...) ramificados nas províncias de AREZZO, PESARO e FORLI.

Aqui esta filial chega à Toscana, Arezzo! Certo ou errado, neste ponto chega a pensar que tudo começou a partir de Perugia, e não de Lucca, como inicialmente pensado! Esperamos que o tempo, através de nossas pesquisas assíduas, nos dê satisfação e nos ajude a encontrar mais informações sobre este Aloisio, um corajoso Capitão da Fortuna que viveu na segunda metade de 1200, e que gerou (acreditamos) nossa bela Família.

Analisamos neste ponto o brasão de armas. Notamos imediatamente a cor do capacete, cor bronze, que indica, de acordo com a descrição heráldica, que se trata de uma família burguesa. O animal escolhido é a Águia, símbolo de poder. O tabuleiro de xadrez na seção central e a cor azul na seção inferior são referências claras a lugares ou brasões familiares, mas infelizmente, no momento em que escrevemos, não conseguimos recuperar nenhuma informação sobre ele.

 
 
 


( HERÁLDICA )


O brasão que publicamos aqui acima pertence ao ramo de Pistoia. Não pertence ao ramo desta seção, obviamente, porque o rastreamos há muitos anos por um cavalheiro que pintou brasões, que nos disse, de fato, que a família Matteini veio de Pistoia.

Hoje sabemos que isso não é assim, ou pelo menos em parte. A absoluta certeza das origens da Casa permanece um tanto duvidosa, já que temos notícias de Matteini já no século XIII tanto em Lucca como em Perugia, mas como é nosso costume, "estamos confiantes" em descobrir até mesmo o "ponto" de origem.

Voltando ao brasão, estamos certos de que ele pertence à filial de Pistoia, pois em um registro mantido no Arquivo do Estado de Florença encontramos esta descrição do brasão:
"Brasão de armas da Matteini de Pistoia -
Azure à gemela em barra de vermelho, aproximado no lado superior por duas estrelas a oito pontos de ouro; e ao quarto franco direito de ouro, carregado de um leão virado de preto".

A descrição deste brasão coincide em todos os sentidos com o que está em nossa posse há mais de trinta anos, graças àquele cavalheiro que nos forneceu seu brasão publicado. Encontramos novamente o fundo azul, símbolo de firmeza incorruptível. As linhas diagonais vermelhas lembram o sangue derramado em batalha e representam valentia, ousadia, nobreza e domínio.
O leão, sendo o mais nobre dos animais da terra, representa força e coragem.
As estrelas simbolizam a figura de um líder, um guia seguro. Como há dois deles, eles parecem lembrar dois líderes da Casa.

 
Web designer por Giacomo & Andrea Matteini
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal