Menu principal:
ERA HOJE...
18 DE MARÇO
"Dia Nacional das Vítimas da Covidez"
No dia 18 de março de cada ano será comemorado o Dia Nacional em memória das vítimas da epidemia do coronavírus.
O Dia foi formalmente estabelecido em 17 de março com a aprovação unânime da lei pertinente pela Comissão de Assuntos Constitucionais do Senado, reunida em sessão deliberativa.
Por ocasião do Dia Nacional, todos os locais públicos e privados observarão um minuto de silêncio dedicado às vítimas da epidemia e os edifícios públicos exibirão bandeiras a meia haste.
15 MARÇO
Os Ides de Março e Júlio César
Mãos para cima que não tenham estudado os "Ides de Março" na escola. Há 2063 anos, Caio Júlio César foi assassinado.
Os "Ides" tomam seu nome dos romanos que deram o décimo quinto dia dos meses de março, maio, julho e outubro.E em 15 de março, um grupo de conspiradores republicanos, incluindo seu filho Marcus Junius Brutus, assassinou o Ditador Júlio César com 23 facadas.
Os avisos de Calpurnia, sua esposa, que havia sonhado com o assassinato de seu marido na noite anterior, foram inúteis.
Mas como todos os líderes, César não ouviu as preocupações de "uma mulher", também porque DEVE fazer um discurso importante no Senado, e sua ausência teria sido destrutiva para sua figura.
César foi ao encontro de seu destino talvez ciente do que o esperava, as palavras de Calpúrnia tinham deixado uma pequena, insignificante, mas presente dica, no entanto manteve seu arengão diante do Senado, e logo após o final de seu discurso, tudo já planejado, foi assassinado pelos conspiradores.
No último gemido de fôlego que César teve, ele conseguiu pronunciar a famosa frase, dirigida a seu filho, permaneceu na história como seu assassinato:
< << Tu, quoque, Brute, fili mi...>> ( Tu também, Brutus, meu filho... )
Um dos maiores imperadores da História do Império Romano morreu desta forma, no dia 15 de março de 44 a.C..
8 DE MARÇO
Dia Internacional da Mulher
O 8 de março é comemorado, ou seria melhor dizer, as MULHERES celebram seu feriado, que na verdade é chamado de "Dia Internacional da Mulher". Este feriado, reconhecido em todo o mundo civilizado, é para lembrar todas as conquistas das mulheres nas esferas econômica, política e social, mas também e acima de tudo pela discriminação e violência às quais as mulheres, infelizmente, continuam sendo submetidas. Obviamente, a "festa" pretendida como comemoração do Dia tem um significado muito diferente do que o consumismo moderno quis imprimir a ela. É justo, para não dizer OBRIGATÓRIO, lembrar sua origem.
Todos nós conhecemos, mais ou menos, a lenda, porque é o que é, que no início de março de 1908 os trabalhadores de uma fábrica têxtil em Nova York começaram a greve contra suas condições de trabalho desumanas. O proprietário da fábrica barricou todas as saídas para evitar que os trabalhadores, como resultado da greve proclamada, pudessem sair e abandonar o local de trabalho. Pouco tempo depois, por razões desconhecidas, talvez iniciadas pelo próprio proprietário, um incêndio deflagrou, no qual 126 trabalhadores perderam suas vidas. E até agora a lenda é bem conhecida. Mas nem todos, eu acho, sabem que na realidade não houve nenhum incêndio em Nova York em 8 de março de 1908 no qual 126 trabalhadores perderam suas vidas, mas realmente houve em 25 de março de 1911 na Triangle Shirtwaist Company, localizada no coração de Manhattan, no cruzamento da Greene Street com Washington Place, a leste do Washington Square Park, que era, na época, uma das maiores fábricas de vestuário. Há imagens chocantes do incêndio que deflagrou, refletindo os vários relatos do que aconteceu.
A fábrica empregava cerca de 600 trabalhadores (500 mulheres e 100 homens). Em 25 de março, um incêndio deflagrou no oitavo andar e rapidamente se espalhou para os dois andares superiores, matando 146 homens e mulheres. A maioria das vítimas, escusado será dizer, eram mulheres, na maioria jovens com idade entre 13 (sim, você leu isso direito! 13) e 22 anos. Todos eles eram imigrantes de origem italiana e judaica, que tinham vindo para os Estados Unidos com suas famílias em busca de uma vida melhor.
Em apenas meia hora, as chamas irrompem em chamas, sufocando ou queimando vivas as 146 vítimas. Alguns correram para as janelas do edifício, mas logo perceberam que as escadas dos bombeiros, que tinham vindo em seu auxílio, eram muito curtas para alcançar os andares mais altos onde o fogo estava se espalhando. Eles se viram escolhendo entre se atirar no vazio ou morrer queimando....
Voltando às origens do Dia da Mulher, o primeiro e verdadeiro Dia da Mulher (que depois se tornou Internacional) foi celebrado nos Estados Unidos em 19 de março de 1911, mas não por causa do incêndio, mesmo que devastador em termos de vítimas inocentes, que ocorreu alguns dias depois, mas para comemorar que, em 19 de março de 1848, o Rei da Prússia teve que reconhecer o direito de voto das mulheres! Um direito adquirido pela força (armado) da união do povo para o reconhecimento deste direito a todas as mulheres da Prússia.
E a mimosa? O costume de dar mimosas como presentes é exclusivamente italiano. No resto do mundo, não existe esse costume. Mas de onde ela vem? Para descobrir que temos que voltar quase 70 anos atrás e chegar a 1946, quando duas mulheres, Rita Montagnana (esposa de Palmiro Togliatti) e Teresa Mattei, propuseram adotar esta flor como um símbolo do Dia da Mulher.
FEVEREIRO 18
Um dos maiores artistas da Renascença morre em Roma:
MICHELANGELO BUONARROTI
Michelangelo Buonarroti nasceu em 6 de março de 1475 em Caprese, em Valtiberina, perto de Arezzo, para Ludovico di Leonardo Buonarroti Simoni, podestà no Castello di Chiusi e Caprese, e Francesca di Neri del Miniato del Sera. A família era Florentine, mas o pai estava na cidade para ocupar o cargo político de podestà. Michelangelo foi o segundo filho, de um total de cinco filhos do casal.
( Certidão de nascimento de Michelangelo Buonarroti )Na época do nascimento de Miguel Ângelo, porém, a família estava passando por um período de penúria econômica: seu pai estava tão empobrecido que estava até mesmo prestes a perder seus privilégios como cidadão florentino. O escritório de Podesta de Caprese, um dos bens florentinos menos significativos, era uma posição política de pouca importância, que ele aceitou para tentar assegurar uma sobrevivência decente para sua família, arredondando a escassa renda de algumas fazendas nas proximidades de Florença. O declínio influenciou fortemente as escolhas familiares, assim como o destino do jovem Michelangelo e sua personalidade: a preocupação com o bem-
Em 18 de fevereiro de 1564, quase oitenta e nove anos de idade, Michelangelo morreu em Roma, em sua modesta residência na Piazza Macel de' Corvi (destruída quando foi criado o monumento a Victor Emanuel II), assistido por Tommaso de' Cavalieri. Diz-
No inventário elaborado alguns dias após sua morte (19 de fevereiro) são registrados poucos bens, incluindo a Pietà, duas pequenas esculturas cujo destino é desconhecido (um São Pedro e um pequeno Cristo carregando a cruz), dez desenhos animados, enquanto os desenhos e esboços parecem ter sido queimados pouco antes de sua morte pelo próprio mestre. Em uma arca é então encontrado um grande "tesouro", digno de um príncipe, que ninguém teria imaginado em uma casa tão pobre.
27 DE JANEIRO
Dia Memorial do Holocausto
O Dia Memorial do Holocausto é um feriado internacional celebrado em 27 de janeiro de cada ano como um dia para comemorar as vítimas do Holocausto.
Foi decidido celebrar o Dia Memorial do Holocausto a cada 27 de janeiro porque naquele dia, em 1945, as tropas do Exército Vermelho, engajadas na ofensiva Vistula-
Em 27 de janeiro de 1945, as tropas soviéticas do 60º Exército da "1ª Frente Ucraniana" sob o Marechal Ivan Konev foram as primeiras a chegar à cidade polonesa de Oświęcim (Auschwitz em alemão), descobrindo o campo de concentração próximo de Auschwitz e libertando seus sobreviventes. A descoberta de Auschwitz e o testemunho dos sobreviventes revelaram o horror total do genocídio nazista-
Em Auschwitz, cerca de 10 dias antes, os nazistas haviam feito uma retirada desastrosa, levando consigo, em uma marcha de morte, todos os prisioneiros saudáveis, muitos dos quais morreram durante a própria marcha.
A abertura dos portões de Auschwitz mostrou ao mundo não apenas muitas testemunhas da tragédia, mas também os instrumentos de tortura e aniquilação utilizados naquele campo nazista.
Apesar de os soviéticos terem libertado cerca de seis meses antes de Auschwitz, o campo de concentração de Majdanek e "conquistado (no verão de 1944) também as áreas em que estavam localizados os campos de extermínio de Belzec, Sobibor e Treblinka [anteriormente desmantelados pelos nazistas em 1943]", foi decidido que a celebração do Dia Memorial do Holocausto coincidia com a data em que Auschwitz foi libertado.
A data de 27 de janeiro em memória do Shoah, o extermínio do povo judeu, é indicada como a data oficial para os Estados membros da ONU, seguindo a Resolução 60/7 de 1 de novembro de 2005.
JANEIRO 6
Aqui na Itália, mas penso que também em outros países onde é celebrado, costumamos dizer "Epifania, todas as férias são tiradas...", mas penso que poucas pessoas conhecem o significado de Epifania. Bem, é justo saber que é uma festa cristã celebrada doze dias após o Natal. Para as Igrejas ocidentais, que a consideram a maior Páscoa da Luz, esse dia cai em 6 de janeiro, enquanto que para as Igrejas orientais que seguem o calendário juliano, corresponde ao dia 19 de janeiro do calendário civil.
Então... EPIFANIA FELIZ
30 de novembro Festa da Toscana
Pietro Leopoldo de Lorena sucedeu ao trono Grão-
Em 30 de novembro de 1786, com uma reforma que "renovaria" toda a Toscana, Pietro Leopoldo aboliu a pena de morte no Grão-
"Pietro Leopoldo, pela graça de Deus, príncipe real da Hungria e Boêmia, arquiduque da Áustria, grão-
[...]
Com a maior satisfação de Nosso coração paterno finalmente reconhecemos que a mitigação da punição combinada com a mais exata vigilância para evitar reações, e através do rápido despacho dos julgamentos, e a prontidão e segurança da punição dos verdadeiros infratores, ao invés de aumentar o número de ofensas, reduziu consideravelmente as mais comuns, e tornou as atrocidades quase inéditas, e por isso viemos na determinação de não retardar mais a reforma do Direito Penal, com a qual a pena de morte é abolida para o máximo constante, como não necessário para o propósito proposto pela Companhia na punição do Rei, o uso da Tortura, o confisco dos bens dos Delinquentes, como tendendo em grande parte para o dano de suas famílias inocentes que não têm nenhuma cumplicidade no crime, foi eliminado de todo, e desconsiderada pela Legislação a multiplicação dos crimes indevidamente ditos da Majestade ferida com refinamento da crueldade inventada em tempos perversos, e fixando as penas proporcionais aos crimes, mas inevitáveis nos casos em questão, estamos determinados a ordenar com a plenitude de Nossa Suprema Autoridade o que se segue.
[...]
[...]
Tal é a nossa vontade, à qual ordenamos que seja dada plena execução em todo nosso Grão-
Dado em Pisa, em 30 de novembro de 1786. (assinado por Pietro Leopoldo da Lorena)
Em 21 de junho de 2001, o Conselho da Região da Toscana aprovou uma lei ( n. 26) pela qual estabeleceu, em 30 de novembro, a festa da Região da Toscana, uma festa que quer prestar homenagem a todos aqueles que se reconhecem nos valores da paz, da justiça e da liberdade.
7 AGOSTO 2020
Por mais bons florentinos que nos consideremos, não podemos deixar de lembrar que em 7 de agosto de 600 anos atrás, a construção do símbolo indiscutível de Florença começou:A Cúpula da Catedral de S. Maria del Fiore, ou mais comumente conhecida como CUPOLA DEL DUOMO.
Os trabalhos começaram em 7 de agosto de 1420 sob a direção de Filippo Brunelleschi, ou seria mais correto dizer "Filippo di Ser Brunellesco Lapi", nascido em Florença em 1377 e falecido em 1466.
A cúpula foi concluída em 1436, e em 1466 começaram as da construção da lanterna, que é a parte do topo da cúpula, mas foram seguidas e concluídas por outro arquiteto da época, Michelozzo Michelozzi, pois Brunelleschi morreu alguns meses depois de vencer o concurso público para a construção da lanterna.
A cúpula, juntamente com a torre sineira anexada mas de construção anterior, é o símbolo arquitetônico indiscutível de Florença.
Portanto... FLUXO AO VIVO!
Traduzido com a versão gratuita do tradutor -
9 AGOSTO
Não podemos não falar de outro monumento famoso, mesmo que seja Pisan ^_^ (é bem conhecido do paroquialismo que existe, oramami desde séculos imemoriais e somente nos livros escolares, entre Florentinos e Pisans...).
Vamos falar sobre a Torre Pendurada!
Bem, é justo dizer que a torre é na verdade a torre sineira da Catedral adjacente ( ou Duomo ) na igualmente famosa Piazza del Duomo, ou mais conhecida como Piazza dei Miracoli.
Sua construção, com a colocação da primeira pedra, começou precisamente em 9 de agosto de 1173, pelo arquiteto Bonanno Pisano, embora haja alguma discussão sobre quem foi realmente o autor desta obra.
As obras foram abruptamente interrompidas devido ao subsidio do terreno, parando no terceiro andar do edifício. Retomaram em 1275, com a construção dos outros três andares, mas inclinados na direção oposta à inclinação, numa tentativa (de espaço) de endireitar a torre...
Diz-
Uma última curiosidade que poucos sabem, exceto os amigos de Pisan, obviamente... Há duas outras torres inclinadas em Pisa:
A torre sineira da igreja de S. Nicola e a torre sineira de San Michele degli Scalzi!
Ambos, como para a torre da catedral, foram construídos sobre um terreno arenoso e cascalhento, e isto levou a sua inclinação variando de 2,5 graus a 5 graus.
Traduzido com a versão gratuita do tradutor -